Para alguns pode parecer impossível um Entrevistador de campo virar um Gestor de Projetos de Pesquisa de Marketing. Afinal eu nunca pisei em um Instituto de grande porte, não sei como é o dia a dia de um Gestor, não sei o que perguntar e como apresentar os resultados ao cliente…

 

São muitas perguntas que podem surgir para quem começa no campo e é perfeitamente normal. Eu posso afirmar que conheci vários profissionais que começaram como entrevistador, codificador, digitador e hoje gerenciam Jobs e equipes de pesquisa. Portanto, se você pretende seguir carreira, siga em frente e confira algumas dicas:

 

  1. Estabeleça os seus objetivos a curto, médio e longo prazos: Pode ser que em meio ano você precise melhorar algumas habilidades, estudar alguns assuntos. Que tal estabelecer prazos que possam ser cumpridos?

 

  1. A cada novo projeto em que for entrevistador, procure ir mais além do filtro e do questionário. Procure buscar informações sobre o segmento no Brasil e no Mundo, procure por estatísticas, encontre as marcas principais, os produtos e serviços oferecidos, as diferenças entre elas. Leia o questionário como um Analista o faria: reveja questão a questão como o questionário foi elaborado, qual foi a sequência de perguntas, a lógica e quais alternativas foram dadas. Estude as diferentes escalas e quando utilizar cada uma.

 

  1. Desafie-se e se questione: Imagine que você tivesse as entrevistas que você fez em mãos e teria que elaborar um relatório. Tabule os dados. Coloque em um excel as respostas. Brinque com os números. Que modelo estatístico utilizaria? Como apresentaria os resultados? Em que ordem colocaria as respostas? Qual a história seria contada? Colocaria no relatório todas as questões ou apenas algumas principais? O que o cliente faria com os resultados do que apresentaria neste relatório? Peça para alguém ler. Apresente para alguém. Inverta os papéis. Imagine que você seria o cliente final e com base no seu relatório teria que decidir o que faria com os resultados.

 

  1. Leia e  informe-se em relação ao mercado de forma contínua. Estabeleça quantos minutos / horas por dia você lerá um livro ou verá um vídeo. (5 minutos por dia podem ser mais de 1800 horas no ano – diminua 5 minutos da TV). Busque cursos (podem ser onlines gratuitos) que tratem de estratégias de negócios e de marketing, de pesquisa de marketing, de vendas, que tratem de gestão / gerenciamento de projetos, que tratem de liderança, de gestão de equipes, variedades. Fale, treine outros idiomas.

 

  1. Persista e lembre-se de que hoje você está um pouco mais perto do seu objetivo em relação a ontem! Não se compare aos outros. Respeite o seu tempo e esteja atento às oportunidades. Socialize! Demonstre o seu interesse em seguir carreira em Pesquisa!

No comments yet.

Leave a Reply